Chakras: o que são e como saber se estão em desequilíbrio
Chakras

Com certeza você já deve ter escutado alguém falar “Meus chakras estão desalinhados”, certo? A expressão até virou meme recentemente, com pessoas comentando situações que as tiram do sério.

Além das brincadeiras, os Chakras realmente podem ser afetados e gerar desequilíbrios que impactam no nosso emocional. Seja trazer raiva, angústia, medo, sensação de estar perdida ou sem forças…

Por isso, neste post, venho te explicar o que de fato são os Chakras e como identificar se estão desalinhados, além de algumas práticas simples para te ajudar a encontrar um equilíbrio. 

Vem comigo alinhar esses chakras? Rsrsrs

O que são os Chakras?

Chakras são centros de energia que transmitem informações da nossa aura para o corpo físico. 

Da mesma forma que nosso corpo físico tem órgãos, nosso corpo energético tem chakras e todos trabalham em parceria. E mais! Independentemente se sabemos da existência deles ou não. Mesmo você não prestando atenção nos seus chakras, eles estão ali trabalhando para você.

Nós temos 7 chakras principais no corpo físico e o principal objetivo destes portais é absorver energia. Para isso, eles precisam estar abertos e em equilíbrio.

Quanto mais energia entrar em nós, maior será nossa vitalidade e nossa capacidade de se reequilibrar novamente em caso de algum desequilíbrio.

Chakras

Por que os chakras desequilibram?

Os chakras atuam como filtros introduzindo boa energia e descartando as indesejadas. É muito importante que aprendamos a olhar para eles para cuidar da nossa saúde e prevenir desequilíbrios.

O equilíbrio vem justamente de ter uma harmonia, certo? Por isso, uma energia em excesso pode desequilibrar, assim como a falta dela. Seja raiva, impaciência, prazer, segurança..

Cada chakra é mestre de um conjunto de habilidades e temas que são importantes na nossa vida. Os problemas nos nossos chakras são reflexos do que acontece conosco e eles podem, inclusive, nos entregar a causa-raiz de vários dos nossos problemas. Afinal, somos afetados diariamente pelas situações que nos ocorrem, não é mesmo?

Desta forma, o primeiro passo para entender um desalinhamento é observar os desequilíbrios neste momento da sua vida e localizar o chakra correspondente. Conectar-se com este chakra irá te ajudar com certeza a olhar para este assunto sob uma nova perspectiva, trazendo aprendizados incríveis!  

Para que possa fazer isso, neste próximo tópico, explicarei cada um dos chakras e com o que estão associados: 

Chakras

Conhecendo os 7 Chakras principais

Chakra Base

O primeiro chakra está localizadona base da coluna. Ele atua trazendo nosso instinto de sobrevivência. Ajuda a promover mais energia para enfrentar os desafios do cotidiano, descarregar a agressividade e o estresse, além de auxiliar a focar nos objetivos e materializar nossos planos. 

  • Em equílibrio: traz segurança, sensação de estabilidade, liderança, consciência e poder. 
  • Em desequílibrio: traz medo, violência e impulsividade. 

✦ Para alinhar: por estar voltado para a chão, um dica é justamente andar descalço na grama, visualizando a liberação das emoções tóxicas através do chakra base em direção à terra. 

Chakra Sacro

Está logo abaixo do umbigo. O segundo chakra é responsável pela nossa criatividade e nossas emoções. 

  • Em equilíbrio: traz alegria, confiança e entusiasmo. 
  • Em desequilíbrio: traz baixa autoestima, inércia e emoções destrutivas.

✦ Para alinhar: uma dica para ativar a energia deste chakra é colocar a mão esquerda sobre a região em que está localizado e a direita no coração, repetindo em voz alta a palavra “VAM” por alguns instantes.

Chakra Plexo Solar 

O terceiro chakra está acima do umbigo. Ele atua como regulador do nosso poder e centro da nossa identidade pessoal, regendo inclusive nossa autoestima. 

  • Em equilíbrio: transmite empatia, inteligência, lógica e força de realizaçã, expansividade. 
  • Em desequilíbrio: expressa preguiça, ansiedade e introspecção.

✦ Para alinhar: para ativar o seu poder pessoal, você pode fechar as mãos sobre este chakra, visualizando um grande sol de raios dourados e brilhantes saindo dele.

Chakra Cardíaco

Localizado no centro do peito, este é o nosso grande centro de amor incondicional e devoção. O quarto chakra nos ensina sobre nosso propósito individual e coletivo. 

  • Em equilíbrio, traz compaixão, autoconfiança e ascensão espiritual.
  • Em desequilíbrio, traz desconexão com a vida, frieza e resistência à mudanças. 

✦ Para alinhar: uma dica para trabalhar o amor-próprio por meio deste chakra é fazer auto-elogios e afirmações positivas, como “eu me aceito”, com as mãos sobre o peito. 

Chakra Laríngeo

O quinto chakra é o responsável pela nossa expressão e a forma como nos comunicamos. Está localizado na garganta e pescoço.

  • Em equílibrio: traz comunicação clara, fluidez de pensamento, sensação de independência e vontade. 
  • Em desequilíbrio, traz deslealdade, dogmatismo e dificuldade de expressão, tornando a pessoa retraída e insegura

✦ Para alinhar: para melhorar a expressão, você pode utilizar os benefícios da água! Beber água regularmente irá te ajudar a limpar e manter seu chakra em movimento. Você também pode fazer elixires com cristal!

Chakra Terceiro Olho

Atua como canal intuitivo e de conexão mental e está localizado na testa, entre as sobrancelhas. Por isso, o sexto chakra auxilia nos nossos pensamentos e intuição.

  • Em equilíbrio, traz discernimento, clareza da missão de alma e dons psíquicos. 
  • Em desequilíbrio, traz apego ao passado, confusão mental e alienação espiritual. 

✦ Para alinhar: para desenvolver essas energias com mais consciência, você pode realizar atividades regulares de meditação e yoga. 

Chakra Coronário

Localizado no topo da cabeça, o sétimo chakra nos traz as energias da conexão espiritual e sabedoria interna. Sabe aquela sensação de que fazemos parte do Todo e temos um propósito maior em estar aqui? É isto.

  • Em equilíbrio, traz consciência universal, ligação com o divino e sede de conhecimento. 
  • Em desequilíbrio, traz ilusão, arrogância e controle. 

✦ Para alinhar: para trabalhar a sua espiritualidade com este chakra, você pode utilizar a cor violeta em roupas, velas, cristais, plantas e até mesmo se visualizar dentro de um círculo de luz violeta.

Chakras alinhamento

Além disso, no nosso incrível Oráculo Houhou você tem uma tiragem especial para consultar como estão cada um dos seus chakras e fazer uma leitura ainda mais completa da sua energia neste momento da sua vida além de receber conselhos específicos de plantas e cristais para cada chakra. Para saber mais sobre este instrumento mágico, vem aqui

Estas são dicas complementares e alternativas em sua jornada, para que você possa encontrar em si mesma todas essas energias que gostaria de conhecer mais e transformar por conta própria os aspectos que te causam desequilíbrio.

Além disso, é importante ressaltar que caso esteja sentindo algum desses desequilíbrios em excesso, não hesite em buscar ajuda com uma profissional médica e/ou psicológica. 

Gostou do conteúdo? 

Comenta aqui embaixo o que você mais gostou de aprender sobre os Chakras!

6 Comentários

  1. Thamyrez

    Maravilhosoo, MUUITO ESPECIAL! Teu conteúdo é sempre muito rico!!

    Responder
  2. Victória Veiga

    Nossa, amei o post! Super simples e já consegui identificar algumas coisas pra trabalhar. Gratidão!

    Responder
  3. Caroline

    Obrigada pelo conteúdo!
    Muito agregador e didático.

    Responder
  4. Débora Rebello

    Maravilhoso!! Ansiosa para receber meu óraculo houhou

    Responder
  5. Giovanna

    Sinto muito raiva, principalmente quando me sinto injustiçada. Mas tbm sou insegura e de baixa autoestima. Vou tentar aplicar essas dicas

    Responder
  6. Vanessa Turíbio Ferrarini

    Adorei, gratidão profunda por todo aprendizado 🙏🏻🌻💖 eu amo meu oráculo houhou 😍 louca pra adquirir da Alma Selvagem 🤗😍

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se
na nossa Newsletter

Para receber avisos em primeira mão sobre as novidades do universo Houhou.

× Precisa de ajuda?