Dicas práticas para perder o medo de se expressar

A comunicação é algo que faz parte do nosso dia a dia e por isso é essencial que não tenhamos medo de nos expressar, não é mesmo?

Seja para apresentar um trabalho na faculdade, uma reunião de trabalho, um encontro entre amigos, uma confraternização familiar, uma conversa com aquela pessoa que a gente gosta… Todas essas situações envolvem o diálogo e expressão das nossas ideias para atingirmos nossos objetivos e sermos sinceras em nossos posicionamentos. 

Porém, é muito comum que tenhamos dificuldade em nos expressar. Seja por timidez, medo ou insegurança. Estes são pontos que nos tocam profundamente e podem nos impedir de comunicarmos aquilo que sentimos.

Por isso, se você se identifica de alguma forma com este comportamento, quero que saiba primeiramente que está tudo bem!

É algo natural e que muitas vezes nem mesmo sabemos de onde surgiu este medo, mas podemos revertê-lo e fortalecer a nossa forma de se expressar de uma forma leve e confiante, trabalhando a nossa conexão com nós mesmas!

Quer entender como? Confira só essas dicas especiais que trouxe para você:

Formas de perder o medo de se expressar

1. Conecte-se com o seu Chakra Laríngeo

O Chakra laríngeo é responsável pela comunicação, expressão e autoaceitação. A cor dele é azul claro, com prateado e azul esverdeado e ele fica localizado na base da laringe na garganta. O mau funcionamento deste chakra costuma gerar muita dificuldade de expressão, tornando a pessoa retraída e insegura. 

Para se conectar com este chakra você pode entoar o mantra Ham. Esse é um mantra curativo para toda a área do Laríngeo e vai te ajudar a abrir-se para sua própria Verdade e ganhar mais confiança para se expressar, uma vez que você estará alinhada consigo mesma.

2. Faça exercícios de afirmação

Repita mantras que vão ativar áreas do seu inconsciente e ajudar a ressignificar crenças antigas. Alguns exemplos são:

  • “Encontro as Palavras Certas ao Me Comunicar.”
  • “Sinto muito. Me perdoe. Te Amo. Sou Grata(o).”
  • “Ouço com empatia e me comunico com clareza.”

Os mantras parecem simples, porém, eles nos estimulam na mudança de hábito. Assim como o medo de se expressar pode ter sido adquirido por um trauma passado e sendo “cultivado” dentro de você, os mantras te ajudarão a quebrar este padrão para que você possa se abrir novamente e estimular mais confiança em si. 

Tente repetir cada mantra pelo menos uma vez ao dia ou antes de situações em que você sabe que precisará falar com outras pessoas.

3. Escreva um diário

Essa é uma ótima forma de você começar a colocar pra fora o que sente. Deixe fluir, escreva o que vier ao coração e se preocupe apenas em externalizar. Esta também é uma forma prática de você perder o medo de se expressar, afinal, estará abrindo seus pensamentos para você mesma. 

Assim como nós podemos nos autocriticar e reforçar inseguranças, também podemos quebrar este hábito ao validarmos o que sentimos e sermos honestas com o que a gente pensa.

Escrever é uma forma de legitimar o que a gente carrega com a gente! Se fortalecermos nossa confiança e sermos as primeiras a validar o que pensamos, não teremos tanto medo de nos expressar para o outro, visto que esta não será mais uma preocupação.

4. Utilize os benefícios da água

Esse elemento da natureza é um limpador de todo o nosso corpo, inclusive a garganta e o nosso Chakra Laríngeo. Beber água vai ajudar a manter essa região em movimento. Além disso, se sentir necessidade, pode fazer gargarejos com Água e Sal ou fazer elixir de cristais azuis para consumir. 

Pode parecer uma dica simples mas é realmente transformadora quando nos conectamos com este elemento! Isto também pode se transformar numa prática para você aplicar e se tranquilizar antes de falar em público. Respire fundo, beba um copo de água e sinta ela descendo suavemente pela sua garganta e energizando todo o seu corpo. Você se sentirá mais leve e confiante para se expressar.

5. Faça listas de gratidão

Escreva as coisas pelas quais você é grata, todos os dias. Isso vai te ajudar a manter o pensamento positivo e perceber os pequenos milagres, se conectando com o sentimento da gratidão diariamente.

Ao se conectar com este poderoso sentimento, você estará aberta para exercer a gratidão para si mesma. Seja grata por quem você se tornou, pelas suas qualidades, pelo o que te torna única e especial. Ao reconhecer quem você é e saber de todo o potencial que o Universo te trouxe para validar sua essência, você estará mais segura para reconhecer o valor do que pode compartilhar com o mundo.

Benefícios em se expressar

Viu como algumas práticas aparentemente simples podem fazer a diferença? Ao estarmos conscientes do nosso medo e buscarmos recursos para ultrapassá-lo, poderemos nos beneficiar desta transformação que será sentida a longo prazo.

Não se cobre ou ache que tudo estará resolvido do dia para a noite, está bem? Este é um processo que podemos trabalhar juntas, aos poucos e com muita compaixão por nós mesmas para fortalecermos um comportamento de confiança e sinceridade, acima de tudo!

Isto será ótimo para você desbloquear também outros hábitos, como por exemplo:

  • Não guardar tudo para si
  • Ser sincera consigo mesma e com o próximo
  • Se posicionar com naturalidade
  • Perder o medo de críticas
  • Ter facilidade em estabelecer limites

Agora compartilhe aqui comigo: como você tem desenvolvido a sua comunicação pessoal? Tem sido sincera consigo mesma antes de tudo? 

3 Comentários

  1. Rita de Cássia

    Tenho muita dificuldade em externar o que sinto de forma clara e segura. Mais vou colocar em prática suas dicas, amo teu blog.

    Responder
  2. Thaiz Romão

    Incrível os saberes que estou entrando em contato através de você Vê…
    Eu sinto muita dificuldade em expandir minha confiança. Acho que as pessoas não validam minha verdade.
    Eu já faço o que amo! Sei que minha missão é importante, mas existem crenças que precisam ser substituídas!
    Peço sempre muita sabedoria a espiritualidade e faço o meu melhor para ser bem sucedida fazendo o que amo.
    Vou começar a repetir esses mantras já!

    Obrigada por tanto!

    Responder
  3. Alexandra

    É sempre desafiador me comunicar e externar com clareza aquilo que quero dizer é então, por muitas vezes, me calo… sinto como se existisse um “nó na garganta “ é uma sensação bastante desconfortável; anotando as dicas maravilhosas aqui desse blog que eu amo🙏✨🤍🌻gratidão

    Responder

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