Como ter mais segurança em tomar decisões?

É fato que uma decisão que tomamos hoje, pode trazer impactos profundos lá na frente. Afinal, estamos em uma constante ação e reação dos nossos atos e sentindo os efeitos do que semeamos no passado.

Por isso, podemos nos sentir perdidas quando precisamos tomar alguma decisão e tentamos racionalizar ao máximo todas as possibilidades. Isto acaba gerando frustração, ansiedade e indecisão.

Afinal, às vezes achamos que é muito melhor apenas viver no mundo das expectativas do que nos frustrar, não é mesmo?

Porém, não podemos desperdiçar a chance de seguir o que verdadeiramente queremos e podemos quebrar este padrão. Isto pode ser feito ao encontrar confiança dentro de nós para ter mais clareza ao tomar decisões, entrando em conexão com a nossa própria sabedoria interna e deixando de lado as incertezas.

Quer saber como isso pode ser feito? Confira só essas dicas que preparei: 

Tenha consciência do seu livre-arbítrio

O nosso livre-arbítrio nada mais é do que a nossa capacidade de escolha. Algo que somos totalmente livres e permitidas a fazer.

É algo que não precisamos conquistar, visto que já é parte inerente de qualquer ação que fazemos. Por isso, não podemos excluir este fator e anular a consciência de que podemos seguir os rumos que queremos, visto que é algo natural da nossa existência.

O nosso livre-arbítrio não depende da imposição do que outras pessoas esperam de nós. É importante que nós mesmas tenhamos esta consciência para fortalecer a ideia de que temos o direito sim de tomar decisões, de opinar, de seguir o que queremos. Sem medo de achar que estamos fazendo algo errado.

Em contrapartida, a única coisa que poderá retornar é a consequência daquilo que escolheu. Mas isso não precisa te assustar! Muito pelo contrário: se você nutre coisas boas, tenha certeza que coisas boas virão. 

Essa é uma das maiores ferramentas para que tenhamos confiança e certeza de que podemos ter o direito e a tranquilidade em dar o primeiro passo para tomar uma decisão. 

Mude a forma de pensar sobre si mesma

Muitas vezes, nos sentimos impedidas de tomar uma decisão com firmeza por não termos a noção do que verdadeiramente queremos e mais do que isso, do que somos capazes. Isso envolve alguns pensamentos e sensações que podemos acabar nutrindo, inconscientemente, como, exemplo:

  • Achar que não merecemos ser feliz
  • Preocupação com o que os outros irão achar
  • Excesso de racionalidade e não permitir ouvir o seu coração
  • Não ter consciência de que você pode transformar a sua realidade

Estes fatores também estão atrelados, como vimos, à consciência do nosso livre-arbítrio. Um dos passos para se sentir mais segura de tomar uma decisão é reverter essas inseguranças acima listadas para aspectos que te tirem da preocupação externa e fortaleçam o seu poder pessoal. 

Isto pode ser feito trabalhando e tomando consciência de alguns aspectos sobre você mesma:

  • Seja a primeira a valorizar suas vontades;
  • Não desacredite da sua capacidade;
  • Acredite que você merece ser feliz;
  • Mantenha-se centrada na sua percepção do que é bom para si.

decisões

Conecte-se com o seu Chakra Frontal

Para fortalecer ainda mais estes aspectos citados, você pode aproveitar uma energia que já existe dentro de você, mas talvez, você ainda não esteja em conexão.

O seu Chakra Frontal é um portal de energia localizado na sua testa, entre as suas sobrancelhas, que quando em equilíbrio, te ajuda a visualizar a realidade com mais clareza e estar centrada na sua própria autorrealização. 

Para estimular este Chakra, você pode incorporar algumas técnicas no seu dia a dia, como por exemplo:

  • Utilizar ervas como hortelã, artemísia, alecrim e lavanda em banhos de erva ou chás
  • Comer alimentos como berinjela, beterraba e ameixa
  • Utilizar óleo essencial de Gerânio em aromaterapia como difusores de ar
  • Acenda uma vela e medite por alguns instantes olhando para o fogo, imaginando que existe um ponto de luz que parte da sua testa fazendo uma troca com a energia da chama;
  • Massagear o centro da sua testa quando sentir que precisa ter mais clareza sobre algum assunto.

Para tomar decisões, não anule sua intuição

Antes de ir a fundo para tomar decisões externas, que tal verificar com o seu coração se está tudo certo em seguir aquilo que você imagina que é a melhor opção?

decisões

Nós somos as nossas maiores guias. Por isso, não deixe de lado o que a sua intuição tem te falado quando precisa tomar alguma decisão.

Aqui no Blog, já trouxemos algumas orientações de como você pode fazer uso desta ferramenta incrível para a sua vida. Com isto, você pode ter certeza: qualquer decisão que for tomar, será sempre a melhor!

Não se esqueça: podemos nos levar a caminhos maravilhosos que o Universo tem nos reservado. 

Ao estarmos centradas e seguras nas nossas decisões, nos permitimos ser felizes ao longo desta jornada. Sem nos preocuparmos além do que realmente precisamos no momento. 

Agora compartilha aqui comigo: você tem tomado as suas decisões com clareza e confiança?

1 Comentário

  1. Karina

    texto maravilhoso, obrigada s2

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicações recomendadas

Dicas práticas para perder o medo de se expressar

Dicas práticas para perder o medo de se expressar

É muito comum que tenhamos dificuldade em nos expressar. Seja por timidez, medo ou insegurança. Estes são pontos que nos tocam profundamente e podem nos impedir de comunicarmos aquilo que sentimos. Mas podemos revertê-los e fortalecer a nossa forma de se expressar com confiança.

Inscreva-se
na nossa Newsletter

Para receber avisos em primeira mão sobre as novidades do universo Houhou.

× Precisa de ajuda?