Como fazer a sua organização pessoal de acordo com as fases da Lua
A imagem conta com a frase "Se a Lua influencia minha vida, como me oriento por ela?" para ilustrar o post sobre organização com fases da Lua

Muitas vezes você já deve ter parado para pensar em qual é a melhor forma para se organizar no dia a dia ou até mesmo, por onde começar. Seja uma organização da sua rotina pessoal, para os estudos ou para o trabalho, fazer um planejamento de forma adequada pede não só uma listagem de tudo o que temos para fazer, como principalmente, a nossa disposição para completar todas as nossas tarefas. 

É sobre isso que quero conversar com você hoje!

Antes de fazer o seu planejamento pessoal, você já parou para analisar como você se sente?

Com a correria da vida moderna, muitas vezes acabamos não dando atenção para as nossas emoções e queremos resolver tudo mecanicamente, como o sistema nos impõe. Além disso, acabamos perdendo referências básicas da influência que a natureza nos causa. Com o tempo, um dos principais saberes ancestrais sobre a observação e planejamento de etapas foi perdida.

A Lua como instrumento para entendermos cada período. 

Este corpo celeste é o satélite natural da Terra e sua energia influencia o tempo de colheita da agricultura e as marés dos oceanos de acordo com as suas fases. Nós, como seres compostos por cerca de 70% água, não deixamos de ser influenciadas por ele também. A Lua é o satélite que rege nossas águas internas, ou seja, o nosso corpo emocional. 

Assim, quando nós focamos no planejamento somente, sem entender esta influência natural da Lua que nos atinge todos os dias, alguns desconfortos podem acontecer: 

✦ A energia do momento pode não condizer com a tarefa, então você não tem vontade de fazer — e até mesmo pode desistir

✦ Você perde uma oportunidade importante de conhecer melhor a si mesma e suas emoções

Por isso, antes de fazer qualquer planejamento ou organizar a nossa rotina, precisamos dar um passo atrás para nos reconectar e perceber a diferença que estar conectada com as fases da Lua faz na nossa vida. Quanto mais nós nos sintonizamos com a natureza, mais facilmente os planos passam a fluir. 

O que ocorre é que a Lua tem seu próprio calendário, de acordo com suas 4 fases, o famoso calendário lunar. Cada uma dessas fases tem uma energia específica e é por isso que é tão importante nos organizarmos de acordo com as fases para que as coisas fluam com maior naturalidade. 

Quer saber como fazer isso? Vem que eu te ensino agora! 

Lua Nova

Podemos nos sentir mais sensíveis: se conecte com a sua essência e a sua intuição. Esse convite à pausa de “apenas” nos programar pode nos trazer a sensação de que não estamos fazendo nada, mas estamos fazendo tudo o que precisa ser feito! Esta é a Lua do plantio, excelente para planejar e pensar em como executar o que você quer que floresça nas próximas fases. Deixe para começar a idealizar novos projetos e plantar as sementes do que você deseja alcançar.

Lua Crescente 

Essa Lua traz esperança, espontaneidade, vitalidade e prosperidade. Ficamos com mais disposição pra vida externa graças à uma capacidade de concentração que também se acentua nessa fase. Trata-se de dar os primeiros passos pro que foi intencionado na Lua Nova. Essa Lua é um momento ótimo para você nutrir, fertilizar, explorar, inspirar, atrair e expandir o que deseja ver crescer. Como a luz está aumentando, é um bom período para criar aquilo que você também quer ver acontecer

Lua Cheia 

É um momento de energia de sobra, onde podemos transcender obstáculos que antes pareciam gigantes. Nós tendemos a ficar mais impulsivas, por isso cuide de você com carinho. Essa é a Lua que você está em evidência, por isso, é hora de colocar em prática os novos planos, mudar o visual, se reinventar. É a fase de criatividade, foco e autoconfiança, então o que demanda essas características deve estar nela. É uma ótima fase para lançamento de projetos, estreias e agrupamentos.

Lua Minguante 

Chegamos numa lua introspectiva, trazendo um período para você se recolher, superar e finalizar. Contratos que não te fazem bem, relações tóxicas, sentimentos ruins… essa é a Lua para se livrar disso. Entenda que, quando a sua energia está voltada para dentro, dificilmente você vai conseguir ser criativa e expansiva. Isso acontece muito na Lua Minguante. É um bom momento pra fazer aquela faxina física, mental, emocional, espiritual, digital… deixar ir para deixar vir o novo ciclo logo adiante.

O que achou, Corujita? Fez sentido?

Eu já me planejo usando o calendário lunar há muitos anos e senti que isso realmente fez diferença e me ajudou a organizar meus afazeres de acordo com meus padrões emocionais e energéticos daquela fase específica. Isso faz com que seja muito mais fácil executar o planejado, simplesmente porque na maioria das vezes a minha energia está alinhada e posso tirar proveito de todas as fases.

Um outro fator interessante para a sua organização é a sua Lua Interna, ou seja, os ciclos da sua menstruação. Ela também influencia muito a sua energia. 

Muitas vezes acabamos esquecendo que temos uma bússola interna como o nosso ciclo menstrual, que nos guia no melhor momento para cada coisa. Sabia que dependendo de qual fase da Lua menstruamos, isso pode influenciar na maneira que nos sentimos? Justamente porque isso vai de encontro com o equilíbrio entre o nosso ciclo interno e as energias que a Lua nos transmite a cada fase. Mas isso é assunto para aprofundar em outro post, Corujita! 

Agora você deve estar se perguntando:

“Houhou, então me guio pela meu ciclo menstrual ou pela Lua do céu?”

Nem sempre o nosso ciclo estará alinhado com regularidade em relação às fases lunares, Corujita. Isso não quer dizer que esteja errado. Em um mês você pode menstruar em uma Lua, outro mês, em outra. O ideal, então, é acompanhar os padrões e monitorar os nossos sentimentos em cada fase. Além disso, também temos muitas pessoas que não menstruam: mulheres trans, mulheres na menopausa ou que retiraram seu útero, entre outras.

Por isso, esses saberes de acordo com o calendário lunar podem ser aplicados para qualquer pessoa que deseja se aprofundar no seu autoconhecimento. O importante é que precisamos reaprender a ouvir o nosso corpo, entender os nossos padrões emocionais e entender que somos cíclicas, assim como a Lua.

Pensando em facilitar a sua rotina de forma prática e simples, eu preparei uma novidade incrível para quem também quer ter os benefícios do planejamento lunar na própria vida e deseja executar as tarefas do dia a dia de uma forma muuuito mais orgânica e respeitosa consigo mesma!

O Cósmica – planejador cíclico está chegando!

Ele é um Planner 2022 que reúne diversos cadernos em um. Além do calendário mensal e a visualização semanal em que você poderá anotar suas atividades diárias como uma agenda, ele conta com dicas de rituais, indicações de eventos astrológicos, calendário lunar que mostra cada fase da Lua durante o ano e muito mais!

Além disso, terá uma seção especial com a Mandala Lunar do mês. Este é mapa em que você pode se monitorar de acordo com a Lua, anotando as suas emoções e percepções de acordo com cada fase e encontrando os seus padrões emocionais, psicológicos e energéticos. Assim, fica muito mais fácil você entender em qual época é melhor para fazer e realizar seus planos, de acordo com estas influências! 

Ficou interessada em saber mais? Você já pode se inscrever na nossa lista de espera para garantir todas as informações sobre o lançamento do Cósmica – planejador cíclico! É só clicar aqui:

Lista de espera – Cósmica

Seguimos ciclando!

Inscreva-se
na nossa Newsletter

Para receber avisos em primeira mão sobre as novidades do universo Houhou.

× Contato