Como montar um altar na sua casa
altar

Se você quer descobrir o que de fato é um Altar e como montar um na sua casa, você está no lugar certo! 

Para quem está desenvolvendo a sua espiritualidade, ou até mesmo, gosta de incluir algumas práticas místicas em sua rotina, o Altar é um local que não pode faltar por perto.

E vou te contar algo que muita gente não sabe: você pode montá-lo do seu jeito, com as suas intenções, sem necessariamente estar relacionado a alguma religião (isso é opcional!). 

Quer saber como fazer isso? 

Acompanha pois vou te explicar em detalhes!

O que é o Altar?

O altar é um lugar preparado e mantido diariamente para promover a conexão com o divino e consigo mesma. 

A palavra vem do latim altārium, que significa “alto”, ou seja, um degrau acima na conexão com nossa Alma mas também com nossos guias, mentores e outras dimensões (para quem acredita).

Muitos altares são mencionados no decorrer da história, em diferentes filosofias e religiões: algumas relacionam com algo construído dentro de um templo, outras como fenômenos naturais. Por exemplo as montanhas são os “altares da terra” para os povos andinos. Já no hinduismo, é comum a construção de templos sagrados para fazer oferendas a seus deuses, como para Ganesha.

Em todas as formas, o altar simboliza um lugar de pureza e conexão íntima com o oculto, o mistério, o sagrado.

Ou seja, este é um cantinho em que podemos usar para descansar, refletir, energizar o corpo e a alma, ajudar a encontrar a paz além de pedir por proteção e orientação a forças superiores. 

altar

Por que ter um Altar em casa?

O motivo pelo qual você deve ter um Altar em casa é simples: quem não gostaria de ter um lugar intímo, reservado e exclusivo para expressar o que está sentindo e renovar suas energias? Ou até mesmo, melhorar as energias da sua casa ou trabalho? 

E não precisa ter só um, você pode ter pequenos altares em toda a sua casa. Pois cultivar diferentes altares pela residência faz a energia se elevar a um nível que se espalha por toda a vizinhança. 

Mudar algo de lugar, defumar um canto em especial, colocar ali um cristal, mudar a cor da parede. Assim como nós, o espaço que nos abriga também absorve e troca energias. Um corpo dentro de um corpo, assim é. Nossa casa é um microcosmo, sabe?

Ao espalhar pela casa as suas intenções (porque, acredite: muita energia fica plasmada nas paredes), isso muda tudo. Um enfeite não é só um enfeite: é um amuleto de atuação simbólica, uma medicina para aquele lugar. 

Abra seu coração para se conectar com seu espaço, mesmo que seja alugado, mesmo que seja um espaço de trabalho. Esses lugares também são corpos com sua própria consciência e você pode aprender e evoluir junto deles.

Como montar um Altar?

Para montar um altar, você pode seguir a sua intuição e adicionar elementos que fazem parte do seu dia a dia e conexão espiritual. A decoração não tem regras, mas é importante que você busque manter a harmonia e a intenção. 

Aqui no post, darei algumas dicas para quem não faz ideia de por onde começar, ou até mesmo para você que gostaria de incrementar o seu Altar com elementos especiais. Você pode adaptar para o que tiver em mãos e utilizar os itens que mais fizerem sentido para o que você acredita.

O que não pode faltar de jeito nenhum é: sua fé e vontade de se conectar consigo mesma.

altar

Confira só como organizar o seu Altar:

 

1. Defina o propósito do seu Altar:

Ter uma intenção clara faz com que a mentalização necessária para alcançá-lo tenha mais força. Ele pode ser dedicado a divindades, anjos, santos ou deuses e deusas da sua religião. Pode ser para proteção, abençoar um lugar específico, inspirar a criatividade, aflorar a intuição ou atrair energias positivas, entre outras coisas. Você é quem decide.

2. Escolha um lugar:

Por ser um local particular e sagrado, é bom que fique em um lugar que permita privacidade e silêncio, mas não necessariamente que seja isolado do restante da casa. Pode ser no seu quarto, no escritório, um cantinho na sala de estar… 

Uma mesinha, cômoda ou prateleira podem servir bem como base para ser seu Altar. O ideal é que não passe da altura da sua cabeça e você consiga visualizar bem os itens que colocar. Para delimitar o espaço, você pode utilizar uma toalha, que além de decorar, também irá auxiliar no ancoramento das energias que você quiser trabalhar. 

3. Represente elementos naturais: ar, terra, fogo e água

Além de dispor destes elementos como uma forma de simbolizar as energias que existem no Universo, é bacana saber o que cada um pode potencializar em seus rituais diários: 

  • Ar: bastões de ervas e palo santo são ótimos elementos para defumar o ambiente e transmutar o que você deseja retirar ou atrair em suas intenções. Além de trazer um aroma especial que irá te proporcionar conforto, aconchego e relaxamento.
  • Terra: plantas e cristais nos lembram do que podemos nutrir e semear em nossas vidas. Traz energia de fertilidade, firmeza e estabilidade.
  • Fogo: acender velas ajuda a ativar a energia da criação e trazer foco para você mentalizar as suas intenções. O fogo transforma o que está ao redor de sua chama. Seja iluminando o que deseja alcançar ou queimando o que você não quer mais em sua vida.
  • Água: em geral, é apresentada em sua maneira mais pura em um cálice ou outro recipiente. Simboliza a limpeza e a purificação.

Dica extra: Deixe no seu altar os seus amuletos de proteção e instrumentos mágicos, como Oráculos e Tarot’s. 

4. Coloque as suas divindades

Pode ser por meio de fotos, esculturas ou símbolos relacionados. Independente da religião, o importante é que se tenha fé e respeito pelo que está ali presente. Importante que fiquem sempre posicionadas de frente para quem crê em seus poderes. 

5. Inclua seus livros favoritos

Podem ser de mensagens positivas, orações, mantras e ensinamentos. É comum colocar algum item entre suas folhas, como fotos, pedidos ou orações especiais. Caso não queira colocar algum livro, você pode deixar disponível um caderno para escrever intuitivamente. Seja dos seus desejos, relatos especiais, anotações de sonhos, etc.

Olha só que bacana, não precisa ir muito longe para conseguir alguns desses itens. Aqui na LOJA você pode adquirir bastão de ervas, velas, porta-vela, incensário, palo santo e até toalha de altar com artes de poder exclusiva! Para conhecer mais, vem aqui.

E aí, gostou das dicas? 

Me conta aqui nos comentários se você se animou para montar o seu Altar em casa!

1 Comentário

  1. Carla

    Adorei a matéria, simples e didática.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se
na nossa Newsletter

Para receber avisos em primeira mão sobre as novidades do universo Houhou.

× Precisa de ajuda?