Cristais: um guia básico das melhores formas de utilizar
cristais

Instrumentos mágicos muito poderosos como os cristais podem contribuir muito com nosso bem-estar e para fortalecer intenções no nosso dia a dia. 

Quer entender melhor sobre este assunto? Vem que eu te mostro algumas dicas de como você pode escolher os cristais ideais para suas intenções e algumas formas de utilizá-los!

O que são os cristais?

Os Cristais fazem parte do Reino Mineral, o primeiro reino a aparecer no Universo. Essas pedras têm um arranjo molecular perfeito e eletromagnético de alta freqüência. 

Quando bem manipulados, auxiliam nos planos físico, mental e espiritual, comunicando-se com o ser humano por meio da sua aura. As pedras desbloqueiam, liberam e reequilibram energias e emoções, aliviando sintomas negativos ou aflorando memórias e sensações importantes para o desenvolvimento pessoal.

De cada cristal tira-se um proveito específico. Eles abrem os canais intuitivos, fortalecem e trazem harmonia para a vida de quem os utiliza.

Não tem cristal “certo” ou “errado”: tem aquele que é perfeito para o que precisamos para aquele momento.

Photo by Sarah Brown on Unsplash

Como escolher os seus cristais

Você pode escolher seus cristais de forma intuitiva! Eu faço assim às vezes, e depois é que eu vou buscar o significado e o misterioso é que sempre bate com o meu momento de vida.

Mas uma forma mais técnica de escolher é pelas cores: você pode seguir o significado das cores. Confira abaixo a energia que cada cor emana:

  • Vermelho: paixão e poder pessoal
  • Amarelo: inteligência, criatividade e sabedoria
  • Verde: renovação, sensibilidade e cura
  • Branco: paz, pureza e harmonia
  • Azul: tranquilidade e clareza mental
  • Preto: mistério, ousadia e proteção
  • Rosa: ternura, amor, elevação
  • Violeta: espiritualidade e intuição

Outra forma é pelo significado dos chakras, que também tem suas cores correspondentes às 7 cores do arco-íris, sabia? Olha só:

  • Chakra Base: vermelho
  • Chakra Sacro: laranja
  • Chakra Plexo Solar: amarelo
  • Chakra Cardíaco: verde e rosa
  • Chakra Laríngeo: azul turquesa
  • Chakra Frontal: azul índigo
  • Chakra Coronário: violeta

Photo by <a href="https://unsplash.com/@edznorton?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText">Edz Norton</a> on <a href="https://unsplash.com/?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText">Unsplash</a>

Conheça a energia de alguns cristais

Calcita laranja

A Calcita Laranja possui uma energia de emanação, trazendo motivação e aumentando a imunidade. É uma grande fonte de energia, ajudando a manter um ritmo de vida saudável para quem tem rotina agitada. 

Obsidiana

É uma boa aliada para liberação de bloqueios energéticos e emocionais, em casos de, medo de perder o controle, inseguranças e crenças. Ela revitaliza o propósito da Alma, estimula o crescimento espiritual, a clareza mental e a firmeza de caráter. ⠀

Cianita azul

A Cianita Azul é um cristal de proteção muito poderoso. Como uma ponte universal, é também um cristal de conexão, abrindo os centros mentais, aprimorando habilidades psíquicas, preenchendo lacunas de comunicação e fornecendo um elo para transmitir ou receber energia de cura. 

Quartzo Rosa

O Quartzo Rosa aumenta a sabedoria de aprofundar sua conexão com o amor e a compaixão. Ele permite que você veja que você merece perdão e compreensão de si mesmo. Associado ao elemento da água, as propriedades curativas do quartzo rosa são naturalmente fluidas. 

Ametista

Usar uma ametista te ajudará a afastar desequilíbrios psíquicos e de quebra, a inspirar mais criatividade. Colocar este cristal no seu chakra frontal te ajudará a potencializar a intuição e ter sonhos lúcidos. A ametista também auxilia a resgatar a paz de espírito e a dormir tranquilamente. 

Jade

A Jade atua promovendo amor e carinho. Por isso, é muito ligada ao planeta Vênus: atraindo bons relacionamentos, harmonizando conflitos e promovendo a auto-suficiência. Também purifica nosso corpo, filtrando substâncias nocivas.

Dicas de utilização dos cristais

1. Melhorar as energias de ambientes e objetos

Escolha um cristal para ter em algum lugar que você frequente. Seja sua mesa de trabalho, uma cômoda ao lado da cama, perto da porta da sua casa… Ele vai ajudar a limpar as energias do ambiente e trazer boas vibrações para você durante o tempo que estiver ali.

cristais

Além disso, você também pode utilizar cristais para limpar a energia de algum objeto em específico. Seja um diário, um livro, um eletrônico, ou até mesmo, seus instrumentos de autoconhecimento como um Oráculo ou Tarot. O nosso Kit Carta acompanha uma Selenita de brinde justamente para que você possa limpar energeticamente o seu Oráculo Houhou após utilizá-lo.

2. Equilibrar seus chakras

Você também pode colocar os cristais que tem as mesmas cores dos chakras. Para isso, deite-se, coloque os cristais em cima de cada chakra, coloque uma música calma e feche os olhos por alguns minutos. É mágico! 

3. Para fazer um elixir

O elixir é um preparo medicinal poderosíssimo: são infusões de cristais em água que podem ser ingeridos, utilizados na pele, depositados em borrifadores de ambientes ou nas suas plantas, colocados no banho de ervas ou banho de banheira. Basicamente, tudo que envolver água!

É preciso fazer uma boa pesquisa para escolher as pedras, pois nem todas podem ser usadas para fazer elixires por conterem substâncias prejudiciais para o organismo, como: Amazonita, Azurita, Calcopirita, Crisocola, Cinábrio, Cuprite, Dioptase, Hematita, Lápis Lazúli, Malaquita, Pedra do Sol. Além disso, prefira pedras roladas em perfeito estado, para não soltarem pedaços na água.

Uma vez escolhido o seu cristal, vamos para o preparo do elixir:

  • Limpe física e energeticamente o cristal ou os cristais que irá usar com água corrente, incenso de limpeza ou selenita
  • Coloque os cristais nas suas mãos e intencione o que deseja. Pense no bem que este elixir poderá trazer para você e sinta esse bem-estar alcançado
  • Coloque 1 litro de água dentro de uma jarra de vidro, juntamente com o cristal. Você pode deixar de 2 a 3 horas se necessário, porém o ideal é deixar por 8 horas, durante toda a noite até o dia seguinte, pois é muito importante o elixir receber a energia do Sol ou da Lua.
  • Aqui, você pode escolher a fase da Lua que melhor conversar com a sua intenção. Temos muitos posts falando sobre isso!
  • Ao finalizar esse processo, o seu elixir estará pronto para beber. Ele deve ser consumido em até 3 dias.

4. Defina uma intenção 

Você não precisa usar cristais só em rituais super elaborados, minha linda! Eles são excelentes também para o dia a dia e vão contribuir muito para melhorar suas energias, te proteger e potencializar pequenos rituais que você escolher fazer. Você pode escolher um cristal e carregar consigo, por exemplo, para fortalecer uma intenção. Se deseja trabalhar o amor-próprio, o quartzo rosa é uma excelente opção. Caso esteja buscando por mais conexão com a espiritualidade, pode utilizar uma ametista. Isso vale tanto para o cristal em si, como também, para utilizar como pingentes.

Photo by <a href="https://unsplash.com/@contentpixie?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText">Content Pixie</a> on <a href="https://unsplash.com/?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText">Unsplash</a>

Ah, importante: você não precisa ter um monte de cristais, nem serem grandes e caros. Verifique sempre a origem do cristal que está comprando. Precisamos cuidar da Mãe Terra também. 

Compartilha aqui com a gente: Você já sabia de todas essas energias dos cristais e os utiliza em seu dia a dia?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se
na nossa Newsletter

Para receber avisos em primeira mão sobre as novidades do universo Houhou.

× Precisa de ajuda?