Autocuidado: como parar de se deixar para depois
Autocuidado

Você já deve ter ouvido falar sobre autocuidado e se questionado sobre qual é a real importância dele para a sua vida, não é mesmo? 

O autocuidado pode trazer benefícios maiores do que você imagina. Adquirir hábitos de cuidado diários não precisa ser algo complicado ou que requer muito do nosso tempo. 

Por isso, hoje, em comemoração a Semana da Mulher, vim te mostrar como pequenas formas de conexão e cuidado com você mesma podem fazer a diferença, aplicando na sua rotina de uma maneira natural e de forma efetiva. 

Vem comigo? 

O que é o autocuidado, afinal?

Autocuidado é uma você se colocar como um compromisso importante na sua própria agenda e se ver como uma prioridade. Ele vai muito além do tão difundido “autocuidado estético”. A real questão dessa prática envolve prezar pelo nosso bem-estar emocional, físico, mental e, sem esquecer, o espiritual.

Ter momentos de autocuidado é ter um horário marcado com você mesma. Você costuma cancelar seus compromissos importantes? Então por que deixaria de lado um instante consigo mesma? 

Praticar o autocuidado envolve, principalmente, uma mudança de hábitos. Mas antes que você se sinta culpada por não conseguir tirar um momento para si ou pense que nunca irá conseguir aplicar na sua realidade, quero que entenda que está tudo bem. Você não está sozinha nesta. 

Autocuidado

Por que temos tanta dificuldade em cuidar da gente?

Claro que, por mais que pareça algo simples, sabemos que existem inúmeros fatores que podem nos impedir de nos cuidar.

Ser mulher, na nossa sociedade, implica nos envolvemos em inúmeros afazeres e por muitas vezes, acabamos nos colocamos em último lugar para dar conta de tudo. Temos compromissos para além de nós mesmas: trabalho, filhos, família, casa, estudos… 

Sabe aquela sensação de que você está sendo egoísta e deveria estar fazendo qualquer outra coisa? Geralmente sentimos isso quando decidimos fazer algo por nós. Com isso, o nosso autocuidado acaba ficando sempre no “deixa para depois”.

Mas, se te conforta, posso te garantir: praticar o autocuidado é um gesto de amor não só por nós mesmas, mas também por quem está ao nosso redor. Quando nos cuidamos, ficamos bem para cuidar de todos esses afazeres que dependem de nós também. E o mais curioso: fazemos aquilo melhor, já que estamos nutridas e nos sentindo amadas.

Por isso, meu convite hoje é que possamos refletir juntas em como dar um primeiro passo em busca deste hábito que vai transformar a sua vida.

Como praticar o autocuidado, sem desculpas?

Tirar um momento para si não precisa levar muito tempo. Parece impossível?

Calma que te ajudo!

Quando pensamos em autocuidado, nossa mente já se preenche de atividades como: tirar um dia para ir ao salão de beleza ou um spa, fazer academia, pegar férias do trabalho, fazer uma imersão no meio do mato…

Nada disso deixa de ser autocuidado, mas quero te lembrar que isso pode ser mais simples: começando por dentro!

Formas simples de praticar o autocuidado:

  • Insira um elogio quando se olhar no espelho
  • Não alimente pensamentos autodestrutivos
  • Se ouça ao invés de dar ouvido para opiniões dos outros
  • Escolha melhor com quem você compartilha seu tempo
  • Ao acordar, agradeça à você mesma por estar fazendo o seu melhor
  • Coloque a mão sob o coração e se diga:  “Me olho com compaixão”
  • Ouça sua playlist favorita e dance
  • Brincar com seu pet
  • Resgate um hobbie: como por exemplo, ler um livro (pode ser uma página por dia!)

Qual dessas opções você mais gostou? Tente inserir uma no seu dia, quase como uma lição de casa e tenho certeza que isso te ajudará a olhar para si mesma com mais carinho. Além disso, ter esses momentos de pausa podem ser incríveis para você criar pequenos relaxamentos na sua rotina agitada!

Claro que as brujitas de plantão que me acompanham no instagram gostam de inserir um pouco de magia no meio disso tudo, e eu não poderia deixar de citar algumas práticas místicas, não é mesmo?

Dicas de rituais de autocuidado:

  • Acenda uma vela ao ler seu livro;
  • Feche os olhos e medite ao som de músicas relaxantes;
  • Faça uma defumação com ervas naturais em seu corpo e em sua casa;
  • Deixe um cristal azul perto da sua garrafa de água para acalmar as energias;
  • Tome um banho de alecrim e rosa branca para purificar seu campo.
  • Use aromaterapia em forma de perfumes, difusores e óleos corporais

Para colocar em prática de um vez por todas!

O autocuidado pode ser feito a partir de pequenos rituais no seu dia a dia. Fica tranquila! Parar um momento para se cuidar não precisa ser algo complexo, se você não tiver como investir muito tempo. 

A mensagem que eu quero te deixar é sobre a importância de nos nutrir, para que possamos recarregar as energias e depositá-las em nossas ações de uma maneira otimizada. Pois, cuidando de si, você cuida do mundo. 

Meu convite hoje é que você observe como pode encaixar, da forma como puder, algo que te faça bem. Mesmo que seja por 1 minuto.

Deixe nos comentários aqui embaixo uma prática que você faz para se cuidar ou até mesmo, o que você achou sobre o assunto!

Vamos aprender mais juntas?

6 Comentários

  1. Anne

    Esse assunto é tão importante e é o primeiro que deixamos de lado. A primeira coisa que faço é abandonar meus rituais de conexão comigo mesma quando preciso de um tempo a mais para outra tarefa. Como se a tarefa mais importante não fossemos nós mesmas. É bastante estrutural essa questão, aliás o que não vem dessa base sócio-política quando somos mulheres. Mas, acho que um passo é perceber isso, e o próximo é tentar lembrar sempre que precisamos ser nossa prioridade e sustentar essa mudança. Obrigada sempre pela guiança 🌹❤️

    Responder
  2. Raquel Lima Batista

    Vou estabelecer o momento “saindo do automático para entrar no minuto de autocuidado diário”. Obrigada pela reflexão e simplicidade de suas sugestões.

    Responder
  3. Mirella

    Estou enfrentando essa dificuldade de separar um tempo de qualidade pra mim, simplesmente me travo e depois me cobro por não ter feito e ai isso me gera ainda mais falta de energia.
    Amei as dicas, vou tentar começar com uma por dia e criar esse habito novamente.
    Obrigada.

    Responder
  4. Isabelle

    Hoje tive vários momentos de autocuidado.. Apesar de ser desafiante com um bebê de 9 meses (rsrs). Consegui fazer minha oração diária, pratiquei uma atividade física e ainda consegui um _time_ pra terapia! Nem todos os dias são assim… Mas atualmente estou me vigiando para que meu autocuidado não seja negociável. Ele é meu e ponto. É precioso pra mim e todas as minhas relações. Amo cada minutinho que posso estar comigo mesma.

    Responder
  5. Carolina

    Estava refletindo sobre isso hoje mesmo, porque bateu uma bad aí por questões de trabalho.
    Agora à noite fui fazer minha esteirinha pra liberar serotonina, me senti bem comigo.
    Mas eu também viajo quando leio, quando faço minhas unhas, quando estou em contato com a água.

    Responder
  6. Rosana

    Muito importante esse assunto e conteúdo.
    Eu gosto de começar o dia, “me cumprimentando”. Temos o habito de dar bom dia as pessoas que encontramos no nosso caminho. Porque não começamos por nós?
    Quando for escovar os dentes, ou pentear o cabelo, olhe no espelho e se de um sonoro “Bom diaa Deusa”, ai sim, o dia pode começar! <3.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se
na nossa Newsletter

Para receber avisos em primeira mão sobre as novidades do universo Houhou.

× Precisa de ajuda?