Tem dificuldade em fazer planejamentos? As fases da sua menstruação podem te ajudar neste processo

Corujita, no último post do Blog Houhou eu te mostrei como você pode fazer a sua organização de acordo com as fases da Lua. Se você ainda não viu, é só clicar aqui. Hoje, continuo a nossa jornada com dicas para você que menstrua e quer otimizar ainda mais os seus planos de uma maneira orgânica, respeitando seus ciclos internos e estando em alinhamento com cada fase.

Primeiramente, é muito importante que você tenha em mente que nós temos um calendário interno que nos guia no que devemos fazer. A nossa menstruação, que também pode ser chamada de lunação, pois vai de encontro às fases da Lua (abaixo irei te explicar todos os detalhes) é uma das nossas maiores guianças internas para nos mostrar o que é ideal que façamos em cada momento. 

Infelizmente, a nossa sociedade ainda encara este assunto como um tabu. Acredito que se fôssemos ensinadas desde cedo a entender estes processos e sentimentos, ao mesmo tempo em que as pessoas ao nosso redor também tivessem consciência sobre o impacto hormonal, energético e físico que a menstruação causa, estaríamos a um passo de ter um dia a dia mais otimizado e tranquilo em todos os nossos ambientes: seja em casa, no trabalho, nos estudos…

Por esse motivo, enquanto este momento ideal ainda não chega, podemos começar por nós mesmas. Assim, é extremamente importante que a gente se permita reconectar. Dar um passo atrás e olhar para nós mesmas, para o nosso corpo e os nossos ciclos. O nosso corpo fala e sempre nos dá os sinais do que devemos fazer e como devemos agir. Assim, quanto mais esses sinais são ignorados, mais o corpo precisa gritar e é aí que as dores físicas e emocionais surgem. Por isso, ir contra esse ciclo natural pode causar estresse, angústia, dores físicas e emocionais.

Dessa forma, para entender a nossa energia interna, podemos relacionar o nosso ciclo menstrual com as fases lunares. Assim como a Lua possui 4 fases e leva cerca de 29 dias para dar uma volta completa ao redor da Terra, o ciclo menstrual também segue a mesma lógica. Sentiu essa magia? Somos cíclicas igual a nossa grande Mestra!

Ao alinhar a sua agenda com as fases da sua menstruação você pode tirar aproveitamento máximo das coisas que faz, porque acaba respeitando a sua natureza ao invés de ir contra ela. 

Então, quer saber como se organizar de acordo com a nossa Lua interna? Vem que eu te mostro!

lua novaMenstruação –  Lua Nova

Quando estamos menstruadas, é a energia da Lua Nova que habita em nós. Ela indica novos movimentos e início de um ciclo. O primeiro sinal de sangue determina que o corpo está trabalhando em uma limpeza e renovação. Por isso, muitas vezes preferimos ficar quietinhas e focar em nós mesmas. Então, é momento de diminuir o ritmo, refletir, descansar e pensar sobre os próximos passos. Aquiete o corpo e a alma, busque executar seus rituais e se recolher. Tenha paciência consigo mesma. Ah, sua intuição estará em alta, pois nosso chakra coronário se abre! É uma ótima época para planejar

Fase pré-ovulatória – Lua Crescente

Toda a energia que estava voltada para dentro na Lua Nova, agora começa a se externalizar. Nesse período, a nossa taxa hormonal estará crescendo, então é normal os picos de produtividade e nos sentirmos abertas à novidades. É momento de colocar em prática o que você quer que floresça. Durante esse período, a criatividade está em alta e você pode aplicar isto em novos projetos, novos negócios, mudanças no visual, rituais de autocuidado… tudo isso é propício a essa fase. Aproveite tudo isso para colocar seus planos em ação, com foco. 

Fase Ovulatória – Lua Cheia

Durante o nosso período fértil, você vai se sentir brilhante como a Lua Cheia. Nessa fase, os hormônios do nosso corpo vão trabalhar muito e vamos nos sentir mais fortes. A libido tende a aumentar e sentimos vontade de realizar desejos. É importante lembrar que sentir prazer não é só sexual: essa fase vem trazer um tesão pela vida, num geral. A autoestima melhora e a sede de realizar sonhos e estar cercada de quem você ama atingem seu ápice. Aproveite essa fase para curtir seu poder, expressar o que acredita e viver fora da bolha. Excelente para fechar negócios, assinar contratos e resolver problemas. É também excelente para socializar: visitar os amigos, viajar, fazer eventos e lives… 

Fase Pré-menstrual – Lua Minguante

É a fase em que nos preparamos para a menstruação, que vem representar um novo ciclo. A fase lútea representa o final do ciclo e ficamos mais cansadas e sem energia. É época de encerrar um ciclo, portanto, as emoções afloram e é normal se sentir mais sensível. Devido a luz da Lua Minguante ser reduzida, nossos hormônios também ficam mais baixos no corpo. Esse também é o período que representa a TPM, onde ficamos mais intolerantes à tudo aquilo que já não queremos mais. Respeite seu corpo e suas emoções, buscando analisar como foi seu ciclo até aqui e o que você não quer levar para o próximo. Não é ideal para tomar decisões, ok?! Utilize essa energia decisiva para encerrar e deixar ir.

Seguir o curso natural do seu corpo vai te ajudar a viver muito mais leve e feliz, Corujita. O nosso corpo é uma caixinha de surpresas e precisamos sempre manter essa conexão com ele, entendendo que tudo influencia na nossa energia. Com essa sabedoria ancestral, descobrimos que nossa menstruação não é nenhum tabu: é um grande oráculo!

Mas eu sei que nem todo mundo tem o conhecimento necessário para fazer esse tipo de planejamento do zero, por isso, pensei na solução que eu gostaria de receber quando comecei, e assim nasceu o novo instrumento Houhou!

Cósmica – planejador cíclico 2022

Um planner prontinho, com toda a base que você precisa para alinhar suas tarefas e planos na prática de acordo com as suas energias, sem complicação. Com o Cósmica, você poderá criar uma rotina orgânica para mapear os seus ciclos internos, entender as influências da Lua, mapear seus padrões emocionais e conferir os eventos astrológicos. Tudo isso na palma da sua mão, te ajudando a cocriar a sua realidade entendendo cada energia que atua para definir os melhores momentos de pausar, agir e planejar.

Para te guiar nessas orientações de acordo com o seu ciclo menstrual, o Cósmica conta com uma Mandala da Lua a cada mês. Esta é uma ferramenta que você pode registrar cada etapa e entender como o seu corpo se manifesta em cada período. E não se preocupe! Se você nunca utilizou este método, o Cósmica conta com orientações de fácil entendimento para você aplicar no seu dia a dia! Além de fazer as marcações propostas para a Mandala, também há um espaço para escrita intuitiva, em que você pode livremente anotar suas percepções e sentimentos para complementar seu processo de autoconhecimento.

Assim, você pode entender quais são os padrões que se repetem e prever os melhores momentos para realizar seus planos e tarefas de acordo com a energia que melhor se manifestar. Já pensou? Seu 2022 se tornará muito mais intuitivo, mágico e respeitoso com suas próprias emoções.

Quer aplicar isso na sua rotina? Você já pode adquirir o Cósmica! Ele está com valor especial de lançamento e brindes especiais para as 200 primeiras compradoras:

Comprar – Planner Cósmica • planejador cíclico

Vem comigo fazer um 2022 mais conectado! 

Seguimos fazendo magia!

Inscreva-se
na nossa Newsletter

Para receber avisos em primeira mão sobre as novidades do universo Houhou.

× Contato