O que significa menstruar em cada fase da Lua?

Você com certeza já deve saber que a Lua influencia muitos aspectos da nossa vida terrestre. Mas já parou para pensar em como ela pode se relacionar com a sua menstruação?

Assim como a Lua influencia as marés, ela também pode regular nossas águas internas. Afinal, somos compostas de 70% água!

Nós já mostramos aqui como você pode se organizar de acordo com cada fase da Lua e também, seguindo as fases da sua própria menstruação, para aproveitar as energias de uma maneira mais otimizada ao executar as atividades da sua rotina.

Agora quero que te mostrar como você pode ter uma relação mais respeitosa e compreensiva com suas próprias fases, entendendo o que a sua menstruação vem te dizer. Afinal, isto é o que chamamos da sua lunação interna.

A fase da Lua em que você menstrua diz muito sobre como será a sua experiência durante esse período. Quando você tem conhecimento sobre isso, acaba lidando muito melhor com um período que poderia ser turbulento.

Antes que você se preocupe em tentar regular o seu ciclo de alguma forma, já te adianto: não tem Lua certa para menstruar! É super normal menstruar em fases distintas ao longo do ano. O que você pode fazer é observar suas emoções e estar atenta aos sinais que seu próprio corpo quer te passar.

Então, está preparada para descobrir os significados? Confira!

Menstruar na Lua Nova

A menstruação na Lua Nova sifnifica que o corpo está trabalhando em limpeza e renovação. Afinal, a Lua Nova indica novos movimentos e início de um ciclo. 

Isso pode sinalizar que você está em um momento da sua vida onde está finalizando etapas e precisa fazer uma purificação profunda, no sentido de buscar entender o que gostaria de manter em sua vida e o que pode deixar para trás.

Quando a menstruação vem nesta fase, a sua lunação interna está alinhada com o ciclo da Lua e isso potencializa as energias. Por isso, não se preocupe caso sinta as emoções bem mais intensas sobre você mesma. Respeite o seu tempo e se tranquilize nas suas energias.

Além disso, ao menstruar nesta fase, também aponta que o seu período de ovulação provavelmente será na Lua Cheia, que é quando a sua energia estará no auge assim como a Lua. Aproveite essa energia extra!

Menstruar na Lua Crescente

O início de um ciclo na Lua Crescente indica que este é um momento em que você pode apostar em colocar em prática tudo o que planejou, sem medo. 

Neste período, é normal que mesmo menstruadas, possamos sentir alguns picos de produtividade e abertas a oportunidades, como aquele pensamento de que “deveria estar fazendo algo”.

Isto acontece pois quando menstruamos nesta Lua podemos ter mais potência criativa e um ciclo com mais ânimo para desempenhar o que gostaríamos de fazer. 

A sua energia provavelmente vai se voltar para questões pessoais e relacionadas a pessoas próximas. A vida sentimental, seja familiar, amorosa no sentido romântico ou com amigos ganha um grande foco.

Todas essas situações são comuns, mas a sua vivência é extremamente particular. Por isso, se você sentir que deve agir, faça isso. Se for o contrário, para se recolher, respeite o momento também.

Menstruar na Lua Cheia

Menstruar nessa fase é o chamado “Ciclo da Lua Vermelha“. Além disso, indica que o seu período fértil provavelmente acontecerá durante a Lua Nova. Isso quer dizer que a sua fertilidade está direcionada ao seu desenvolvimento interior.

A mulher no Ciclo da Lua Vermelha fica muito mais intuitiva, já que sua potência fértil está agora sendo utilizada para fins mágicos, de crescimento próprio, e não procriativos.

Isso acontece porque essa fase nos convida a ultrapassar obstáculos e nos traz energia extra para nos relacionar com o mundo exterior, enquanto o nosso corpo na fase menstrual pede por recolhimento ao mundo interior.

Por isso, menstruar na Lua Cheia é muito bom para você conhecer seu poder interno.

Caso queira trabalhar este potencial, te indico rituais de cura e limpeza ligados ao poder pessoal, fertilidade, abundância e criatividade. Se você precisa se desapegar de crenças e resgatar dons relacionados à esses temas, aproveite!

Menstruar na Lua Minguante

Menstruar na Lua Minguante significa o fim de um ciclo, um convite para um momento de pausa e recolhimento nutritivo

Isso combina com a energia da própria menstruação, em que costumamos voltar o nosso olhar para dentro e ficarmos com menos disposição para socializar. É um período em que tendemos a ficar mais melancólicas e pensativas, porque o corpo quer se esvaziar dos excessos do último ciclo.

Além disso, ao menstruar na Lua Minguante temos a energia de abundância fortalecida pelo elemento terra que rege esta fase lunar. Aproveite para liberar crenças de escassez e não merecimento, junto da menstruação.

Nossa força pessoal para dizer “não” também ganha força, melhorando a nossa capacidade de impor limites a nós mesmas e aos outros.

Caso você fique muito apegada, pode ser um momento de inquietação e medos. Por isso, sempre monitore os seus sentimentos e esteja atenta às situações da sua vida. Não tenha medo de pensar no que é melhor para você mesma.

A importância de entender nossos próprios ciclos

Você já tinha notado que as fases da lua influenciam no seu ciclo menstrual? Talvez é algo que possa ter passado batido ao longo da sua vida, mas quando passamos a perceber esta relação, alguns sentimentos e emoções ficam muito mais fáceis de compreender.

Lembre-se de sempre ficar atenta às suas emoções e pensamentos, sempre anotando e refletindo sobre elas. Desta forma, você pode desenvolver uma relação de mais tranquilidade e respeito consigo mesma, ao entender como o seu corpo trabalha e as energias externas, como a da Lua, também podem influenciá-lo.

Para acompanhar os ciclos lunares deste ano, você pode ter em mãos o nosso Calunário 2022. Um guia que mostra as fases em que a Lua estará a cada dia do ano. Para baixar, clique aqui.

E se você já tem o seu Oráculo Houhou, que tal fazer uma tiragem especial para aprofundar ainda mais as energias que a sua menstruação busca trabalhar em sua vida no seu momento atual?

No primeiro dia do seu ciclo, observe qual Lua está no céu. Pegue o seu Oráculo e separe o grupo de cartas correspondente à mesma fase Lunar (você pode identificar por meio do símbolo que está em cada carta ou até mesmo, pelo sumário do livro-guia).

Após separá-las, embaralhe as cartas enquanto medita sobre o que este novo ciclo está te reservando. Escolha uma carta e então, a deixe visível pelos dias em que estiver menstruada, para trabalhar a energia.

Viu como é bacana ter este conhecimento sobre nosso próprio corpo?

Agora compartilha aqui comigo: você já costumava observar a sua menstruação de acordo com as fases da Lua? Como é a sua relação com o seu ciclo?

1 Comentário

  1. Sandra

    Adoro todas as suas informações,esclarecimentos e de nós fazer nos auto conhecer e nos valorizarmos. Seus rituais são ótimos. Agora quanto a influência da lua com a nossa menstruação não havia pensado. Mas gostaria de saber,como fazer essa avaliação em nós,quando já não menstruamos mais. Tem como fazer? Você pode por favor explicar e dizer como proceder para tirar todo o proveito das fases da lua. Agradeço. Gratidão!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se
na nossa Newsletter

Para receber avisos em primeira mão sobre as novidades do universo Houhou.

× Precisa de ajuda?